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Paisagismo Regenerativo tropical

Paisagismo Regenerativo Tropical - No interior e na capital

Sitioart

NOSSA HISTÓRIA

Jardins Educativos

 

 

E se o jardim da escola:

... respirar ecologia?

... transmitir uma nova harmonia?

... convidasse a explorar?

... acolhesse o nosso brincar?

Um jardim para todos cuidarem,

a natureza na palma da mão.

 BOM: dimensão funcional, completo, prático;

 BELO: dimensão estética, arte e harmonia;

VERDADEIRO: dimensão ecológica, pela vida.

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O Macro no micro

Um jardim que reflete a harmonia cósmica, com arvores planetárias e a sabedoria dos biomas brasileiros. Um organismo paisagem inspirado pelo universo criativo, repleto de experiências sensoriais.

Um repertório regenerativo e estético

​​​​​

Processo de compostagem, horta escolar e muitas PANCs;

Jardim de ervas, medicinais e aromáticas, marcando presença;

Pomar-pocket, sistema agroflorestal e muita biodiversidade:

Borboletas, beija-flores e plantas de todos os tipos.

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Um jardim com propósito

Um jardim com alma, que espelha o propósito de cada escola. Acolhedor, educativo dos sentidos e surpreendente! Que nos aproxima dos ritmos da natureza. O equilíbrio de um organismo-jardim, seja ele grande ou pequeno. Um repertório de caminhos, paradas e a circulação da água; entre plantas herbáceas e arbustivas, arbóreas (frutíferas) e epífitas, de pássaros, insetos e outros visitantes.

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NOSSOS VALORES

Oferecemos:

  Diagnóstico inicial: como está o jardim?

  Projeto de paisagismo e plano de revitalização.

  Palestras e cursos, conforme a demanda.

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SÍTIO ESCOLA

 

ART está inovando, trazendo soluções

Sitio-escola: demonstra os conteúdos.

Regenerar é crescer na fertilidade.

É poupar a água para os cultivos.

​É escapar das estiagens e enxurradas.

Cursos: atendimento por demanda.

Nossa Função Social: ser fonte aberta!

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MUDANÇAS CLIMÁTICAS

A agricultura familiar está de sobreaviso: será duramente atingida pelos extremos da crise climática. Secas prolongadas, geadas fora de hora e chuvas torrenciais irão testar a resiliência dos agricultores.

ART veio para ajudar.

Em qualquer emergência!

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COOPERAÇÃO & MUTUALISMO

Florestas tropicais: enorme Evolução ..

... pelo mutualismo de seus integrantes,

(não é luta isolada pela sobrevivência)

Floresta inteira é rede de parcerias.

Policultivos inovadores: mais produção!

Ajuda mútua: frutíferas, legumes, MFL.

Cooperar no enfrentamento das crises.

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TECNOLOGIA DE PROCESSOS

Antroposofia & Visão Científica de Goethe inspiram soluções efetivas.

Salutogênese Vegetal e qualidade alimentar, pelo conforto fisiológico.

Fotossíntese é pura nutrição vegetal.

Transpiração ativa é a chave para uma farta fotossíntese = assimilação.

Faixa quebra-vento: é guardiã da transpiração, amplia a fotossíntese.

Mais assimilação = mais produção!

(com economia de água e insumos)

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Trecho-agrofloresta

Quem
nos inspira?

A obra evolutiva de Lynn Margulis, que faz surgir a Simbiogênese = surgimento do novo pela simbiose de dois ou mais organismos.

- A Antroposofia desenvolvida por Rudolf Steiner, que nos traz uma regenerabilidade com espiritualidade, como em sua visão evolutiva pela PAZ, enaltecendo a cooperação entre seres vivos como vetor evolutivo maior. Cooperação Policultivos = frutiferas + hortaliças + MFL + AVA.

- O olhar científico de Goethe que nos desvenda as paisagens como organismo vivo e único, nos ajuda a compreender as necessidades específicas de cada uma. Cada paisagem, um manejo diferente.

A experiência intuitiva e prática de Ernst Goetsch, criador de agroflorestas. Ou seja, a primeira fase de seu trabalho, feito na Bahia, de dessavanização e policultivos agroflorestais.

- Os pesquisadores do IAC / IAPAR / EPAGRI oferecendo variedade de opções de adubação verde e produção de biomassa (compostagem laminar). Adubos verdes adensados (AVA) regeneram o solo rapidamente.

A tradição cabocla e indígena que insiste nos consórcios conhecidos (abóbora, milho, feijão, mandioca), inspirando novos policultivos dentro de lavouras horti-fruti (plantas companheiras em cooperação). Cabendo às ervas espontâneas, o mato-folha-larga (MFL), preencher o vazio biológico.

Inspirações
O que fazemos
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Equipe

EQUIPE no SÍTIO

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Eng. Agr.

Manfred von Osterroht

Gestor do Projeto

Manfred sempre trabalhou com produção e treinamentos. Co-autor do método ART, é agrônomo de campo em busca de tecnologias de processos para regenerar paisagens. Seu aprofundamento em fertilidade de solos tropicaisbotânica arquetípica, biomas do Brasil e sistemas agroflorestais, trazem uma pegada evolutiva. Com olhar orgânico, adquirido pela Visão Cientifica de Goethe, mantem seu foco em soluções sistêmicas para paisagens degradadas. Quer regenerar e produzir alimentos vitalizados!

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Henrique Bardelotti

Administrador

Henrique, natural de Itápolis, é um apaixonado pela tecnologia. Iniciou sua graduação em Engenharia Elétrica, mas logo encontrou sua verdadeira vocação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente, ele desempenha um papel crucial na parte administrativa e financeira do projeto, além de gerenciar ativamente o site, Facebook e Instagram, bem como capturar fotos e vídeos para documentar a jornada do sítio

Foto-Antonio

Eng. Agr.

Antônio Parra

Antônio é agrônomo, trabalhou longamente com P&D e hoje se dedica à consultoria em agricultura orgânica e planejamento estratégico, com experiência em gestão de projetos. Sua especialização em manejo de solos e mestrado em agroecologia e desenvolvimento rural, ajudam muito no levantamento de questões para novas linhas de  pesquisa, aqui no Sítio-Escola ART.

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Lai Monteiro

Campo

 

Natural de Alagoas, Lai veio para

a região de Itápolis aos 18 anos, vivendo e trabalhando por toda a região por muitos e muitos anos: 

Trabalhou com diversas  lavouras, frango de corte, fruticultura, horticultura e em viveiro de mudas. Passou por inúmeras experiências valiosas antes de achar o nosso projeto, arriscando sua sorte na agricultura regenerativa.

CONSELHEIROS e DIRETORES

Foto-Sueli

Sueli Salomão

Conselho de Administração

Sueli é administradora de empresa, formada em Serviço Social, pela PUC/SP. Já trabalhou em banco de varejo por longo tempo, compartilhou experiências em movimentos sociais em bairros. Tem interesse em contribuir com iniciativas que abram perspectivas aos pequenos produtores, aliando sustentabilidade ecológica e econômica para as famílias, produzindo com qualidade e preço justo.

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Lucas Pedroso

Conselho de Administração

Lucas possui formação em Design pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Ciências Sociais pela UNESP/SP. Ao longo de sua trajetória, dedicou-se ao ativismo social em bairros periféricos da cidade de São Paulo. A partir de 2018, começou a lecionar em escolas Waldorf. Hoje, atua na Escola Waldorf Moara de Brasília, como Auxiliar Pedagógico.

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Sítio Sabores

Itápolis, SP

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ASSOCIAÇÃO PARA PROMOÇÃO DO RETORNO DAS ÁRVORES

CNPJ 22.933.349/0001-19

Sítio São Lorenço – Estrada Itápolis para Tabatinga CRT 139D, 139, CEP 14900-000

Cursos liberados após a confirmação do pagamento

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