

pArt
Paisagismo Regenerativo tropical
Paisagismo Regenerativo Tropical - No interior e na capital
Sitioart
Jardins Educativos
E se o jardim da escola:
... respirar ecologia?
... transmitir uma nova harmonia?
... convidasse a explorar?
... acolhesse o nosso brincar?
Um jardim para todos cuidarem,
a natureza na palma da mão.
✓ BOM: dimensão funcional, completo, prático;
✓ BELO: dimensão estética, arte e harmonia;
✓ VERDADEIRO: dimensão ecológica, pela vida.

O Macro no micro
Um jardim que reflete a harmonia cósmica, com arvores planetárias e a sabedoria dos biomas brasileiros. Um organismo paisagem inspirado pelo universo criativo, repleto de experiências sensoriais.
Um repertório regenerativo e estético
Processo de compostagem, horta escolar e muitas PANCs;
Jardim de ervas, medicinais e aromáticas, marcando presença;
Pomar-pocket, sistema agroflorestal e muita biodiversidade:
Borboletas, beija-flores e plantas de todos os tipos.

Um jardim com propósito
Um jardim com alma, que espelha o propósito de cada escola. Acolhedor, educativo dos sentidos e surpreendente! Que nos aproxima dos ritmos da natureza. O equilíbrio de um organismo-jardim, seja ele grande ou pequeno. Um repertório de caminhos, paradas e a circulação da água; entre plantas herbáceas e arbustivas, arbóreas (frutíferas) e epífitas, de pássaros, insetos e outros visitantes.

Oferecemos:
✓ Diagnóstico inicial: como está o jardim?
✓ Projeto de paisagismo e plano de revitalização.
✓ Palestras e cursos, conforme a demanda.

SÍTIO ESCOLA
ART está inovando, trazendo soluções
Sitio-escola: demonstra os conteúdos.
Regenerar é crescer na fertilidade.
É poupar a água para os cultivos.
É escapar das estiagens e enxurradas.
Cursos: atendimento por demanda.
Nossa Função Social: ser fonte aberta!

MUDANÇAS CLIMÁTICAS
A agricultura familiar está de sobreaviso: será duramente atingida pelos extremos da crise climática. Secas prolongadas, geadas fora de hora e chuvas torrenciais irão testar a resiliência dos agricultores.
ART veio para ajudar.
Em qualquer emergência!

COOPERAÇÃO & MUTUALISMO
Florestas tropicais: enorme Evolução ..
... pelo mutualismo de seus integrantes,
(não é luta isolada pela sobrevivência)
Floresta inteira é rede de parcerias.
Policultivos inovadores: mais produção!
Ajuda mútua: frutíferas, legumes, MFL.
Cooperar no enfrentamento das crises.

TECNOLOGIA DE PROCESSOS
Antroposofia & Visão Científica de Goethe inspiram soluções efetivas.
Salutogênese Vegetal e qualidade alimentar, pelo conforto fisiológico.
Fotossíntese é pura nutrição vegetal.
Transpiração ativa é a chave para uma farta fotossíntese = assimilação.
Faixa quebra-vento: é guardiã da transpiração, amplia a fotossíntese.
Mais assimilação = mais produção!
(com economia de água e insumos)


Quem
nos inspira?
- A obra evolutiva de Lynn Margulis, que faz surgir a Simbiogênese = surgimento do novo pela simbiose de dois ou mais organismos.
- A Antroposofia desenvolvida por Rudolf Steiner, que nos traz uma regenerabilidade com espiritualidade, como em sua visão evolutiva pela PAZ, enaltecendo a cooperação entre seres vivos como vetor evolutivo maior. Cooperação → Policultivos = frutiferas + hortaliças + MFL + AVA.
- O olhar científico de Goethe que nos desvenda as paisagens como organismo vivo e único, nos ajuda a compreender as necessidades específicas de cada uma. Cada paisagem, um manejo diferente.
- A experiência intuitiva e prática de Ernst Goetsch, criador de agroflorestas. Ou seja, a primeira fase de seu trabalho, feito na Bahia, de dessavanização e policultivos agroflorestais.
- Os pesquisadores do IAC / IAPAR / EPAGRI oferecendo variedade de opções de adubação verde e produção de biomassa (compostagem laminar). Adubos verdes adensados (AVA) regeneram o solo rapidamente.
- A tradição cabocla e indígena que insiste nos consórcios conhecidos (abóbora, milho, feijão, mandioca), inspirando novos policultivos dentro de lavouras horti-fruti (plantas companheiras em cooperação). Cabendo às ervas espontâneas, o mato-folha-larga (MFL), preencher o vazio biológico.

EQUIPE no SÍTIO

Eng. Agr.
Manfred von Osterroht
Gestor do Projeto
Manfred sempre trabalhou com produção e treinamentos. Co-autor do método ART, é agrônomo de campo em busca de tecnologias de processos para regenerar paisagens. Seu aprofundamento em fertilidade de solos tropicais, botânica arquetípica, biomas do Brasil e sistemas agroflorestais, trazem uma pegada evolutiva. Com olhar orgânico, adquirido pela Visão Cientifica de Goethe, mantem seu foco em soluções sistêmicas para paisagens degradadas. Quer regenerar e produzir alimentos vitalizados!
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Henrique Bardelotti
Administrador
Henrique, natural de Itápolis, é um apaixonado pela tecnologia. Iniciou sua graduação em Engenharia Elétrica, mas logo encontrou sua verdadeira vocação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente, ele desempenha um papel crucial na parte administrativa e financeira do projeto, além de gerenciar ativamente o site, Facebook e Instagram, bem como capturar fotos e vídeos para documentar a jornada do sítio

Eng. Agr.
Antônio Parra
Antônio é agrônomo, trabalhou longamente com P&D e hoje se dedica à consultoria em agricultura orgânica e planejamento estratégico, com experiência em gestão de projetos. Sua especialização em manejo de solos e mestrado em agroecologia e desenvolvimento rural, ajudam muito no levantamento de questões para novas linhas de pesquisa, aqui no Sítio-Escola ART.
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Lai Monteiro
Campo
Natural de Alagoas, Lai veio para
a região de Itápolis aos 18 anos, vivendo e trabalhando por toda a região por muitos e muitos anos:
Trabalhou com diversas lavouras, frango de corte, fruticultura, horticultura e em viveiro de mudas. Passou por inúmeras experiências valiosas antes de achar o nosso projeto, arriscando sua sorte na agricultura regenerativa.
CONSELHEIROS e DIRETORES

Sueli Salomão
Conselho de Administração
Sueli é administradora de empresa, formada em Serviço Social, pela PUC/SP. Já trabalhou em banco de varejo por longo tempo, compartilhou experiências em movimentos sociais em bairros. Tem interesse em contribuir com iniciativas que abram perspectivas aos pequenos produtores, aliando sustentabilidade ecológica e econômica para as famílias, produzindo com qualidade e preço justo.

Lucas Pedroso
Conselho de Administração
Lucas possui formação em Design pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Ciências Sociais pela UNESP/SP. Ao longo de sua trajetória, dedicou-se ao ativismo social em bairros periféricos da cidade de São Paulo. A partir de 2018, começou a lecionar em escolas Waldorf. Hoje, atua na Escola Waldorf Moara de Brasília, como Auxiliar Pedagógico.