

pArt
Paisagismo
Regenerativo
& Terapêutico
para escolas, creches, clínicas e iniciativas culturais
Sitioart
Jardins Educativos
E se o jardim da escola:
... respirar ecologia?
... transmitir uma nova harmonia?
... convidasse a explorar?
... acolhesse o nosso brincar?
Um jardim para todos cuidarem,
a natureza na palma da mão.
✓ BOM: acolhedor, pronto prá brincar;
✓ BELO: muito que fazer, arte e harmonia;
✓ VERDADEIRO: dimensão ecológica, pela vida.

O Macro no Micro
Um jardim que reflete a harmonia cósmica, com arvores planetárias e a sabedoria dos biomas brasileiros. Um organismo-paisagem a explorar, inspirado pelo universo criativo, repleto de brincadeiras, tarefas práticas e pequenos desafios.
Um repertório regenerativo e vivencial
A pilha de compostagem, o solo vivo, a minhoca feliz; adubos verdes, as sementes para colher
A horta escolar, algumas PANCs, muitas flores e as borboletas coloridas;
Jardim de ervas, medicinais e aromáticas, um aroma no ar; manjericão e limão siciliano;
Pomar-pocket, sistema agroflorestal, frutas nativas e uma rica avifauna; muito beija-flor;
Frutas para colher, amoras, figos, mexerica e mamão e muitas outras; fazer sucos, doces e geleias;
Brincadeiras com água e a sombra na medida certa; árvores boas para escalar.

O jardim como organismo vivo
Um jardim com alma, que espelha o propósito de cada escola. Acolhedor, educativo dos sentidos e surpreendente! Que nos aproxima dos ritmos da natureza. O equilíbrio de um organismo-jardim, seja ele grande ou pequeno. Um repertório de caminhos, paradas e a circulação da água; entre plantas herbáceas e arbustivas, arbóreas (frutíferas) e epífitas, de pássaros, insetos e outros visitantes.

Serviços (em todas regiões):
✓ Diagnóstico inicial: como melhorar o jardim?
✓ Projeto de paisagismo, estruturas para o brincar.
✓ Revitalização e enriquecimento de jardins.
✓ Palestras e cursos, conforme a demanda.
✓ Textos, materiais ilustrativos e cartilhas.
✓ Aulas de jardinagem, a colaboradores e alunos.
11 99916-1487 (WhatsApp)

é BOM
Um jardim para o livre brincar, para explorar com o corpo todo, desenvolver habilidades motoras e sociais. As melhores árvore para escalar, e o sabor das amoras e do "melzinho" (malvabisco). Não importa o tamanho do jardim. Importa se ele é bom de brincar.

é BELO
Um jardim com tarefas! Para ser cuidado e regado. Horta e o pomar diversificado. Ainda mais bonito nas floradas e nas colheitas que marcam cada época do ano. Com espaço para as danças folclóricas e uma fogueira de São João. Jardim também é arte ... de plantar, é completo se estiver cheio de gente.

é VERDADEIRO
Um jardim a conectar a escola com o mundo. Um micro-ecossistema, a lembrança de um bioma. Amigável para o clima, sequestrador de carbono (que podemos medir), gerador de nuvens e alimentador de pássaros. Capaz de produzir madeira, aromas, horti-fruti e fitoterápicos. Generoso, dispõem da sombra certa para o bem-estar de todos. O “nosso jardim” conversa com a "nossa casa", o planeta terra.

com PROPÓSITO
A identidade de cada escola, o impulso de sua formação é mais do que uma ideia. Temos a experiência e o propósito de seus fundadores, expresso no nome, nos conteúdos e no seu jardim, um espaço de aula vitalizador. Que sempre se transforma, nas estações do ano, precisando de atenção e cuidados. Um espaço de integração social com abertura para o cósmico, um alimento para corpo, alma e espírito.


Inspirações
- O brincar e as tantas habilidades nas mãos.
- A elegância dos pés.
- A persistência das pernas.
- O Ser Árvore, eixo central de nossas paisagens.
- Fazer algo juntos: jardinagem, cantar e dançar.
- Ecologia: o dar e o receber. Somos pArt.
- Uma noite estrelada: fagulhas do brilho celestial.
- Ajudar o planeta terra: um pouquinho de cada um, já faz a diferença.
- O solo vivo, cheio de minhocas, de grumos e alegria das raízes.
- Verdade, amor e coragem.

Projetos / referências


Escola Micael (São Paulo)
(esq) Brinquedos na sombra, brincar é saudável;
(dir) Pular das alturas, com as amigas! Tem uma altura diferente para cada tanto de coragem.


Projeto Calore (São Paulo)
(esq) São os arcos que dão passagem e nos acolhem;
(dir) Sempre a agua que nos refresca e acalma.


Projeto Xácara (Cursos em Cotia)
(esq) Para onde leva o caminho da floresta?
(dir) Terraceamento e modelagem do terreno: estrutura.


Escola Carambola (São Paulo)
(esq) uma casinha na sombra das árvores;
(dir) Pendurar-se, com os amigos! Tem um tempo certo que cada um aguenta.
Equipe

Manfred von Osterroht
Paisagista Goetheanista
Manfred é agrônomo e paisagicultor regenerativo. Coopera no enfrentamento da crise climática em parceria com as árvores, reunindo plantas companheiras para áreas pequenas, médias e grandes. No âmbito do paisagismo desenvolve jardins com propósito e vitalidade. Cultiva a visão científica de Goethe por meio de estudos, cursos e oficinas, criando jardins-organismos que convidam a participar. Especialmente para escolas e creches, desenvolve jardins educativos que harmonizam o brincar.

Mariela de Barros Osterroht
Artista e designer
Mariela trabalha com design de forma sensível e integrada, unindo comunicação visual, ilustração e expressão artística. Formada em Design de Comunicação em Munique e mestrado em Design de Produto em Dresden, na Alemanha, inspira-se profundamente na natureza, nos animais e nas vivências do campo, onde cresceu no Brasil.
Seu processo criativo inclui aquarela, escultura, alto-relevo, escrita e ilustração de livros infantis, além de apoiar cada marca na construção de narrativas visuais autênticas e poéticas, sempre em sintonia com a essência de cada projeto.





